Análise Loja Virtual Wix 2020: A melhor plataforma de ecommerce

Nossos projetos de pesquisas e análises imparciais são mantidos em parte por comissões afiliadas, sem nenhum custo extra para nossos leitores. Saber mais.

Camila Santiago <br>(autora)

Camila Santiago
(autora)

Uma pequena goiana fascinada por
marketing digital desde 2013.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest
wix-vale-a-pena

Melhor plataforma no geral

4.6/5
4/5
4.5/5
5/5
4.5/5
5/5
Usabilidade 
Design
Funcionalidades
Suporte
Custo-benefício
Nota dos usuários

4.7

wix-vale-a-pena

Melhor plataforma

4.7

ÍNDICE

Vantagens e Desvantagens da Loja Virtual Wix

Vantagens

Desvantagens

Uma visão geral da loja virtual Wix

Você provavelmente já ouviu falar do Wix. Você com certeza já viu seus os seus anúncios, onde as pessoas criam sites de forma rápida, fácil e sem precisar mexer em uma linha de código. Mas você sabia que o Wix também pode te ajudar a criar uma loja online?

O Wix eCommerce usa o mesmo editor de arrastar e soltar que você vê nesses anúncios, permitindo que você crie seu próprio site de comércio eletrônico de uma maneira descomplicada. Não há necessidade de codificação, hospedagem ou estresse – basta escolher seu modelo, personalizá-lo arrastando e soltando elementos como caixas de texto e imagens em suas páginas e, em seguida, clicar em publicar!

Todos os planos de ecommerce do Wix vêm com uma gama de excelentes ferramentas de vendas integradas, que explicaremos com mais detalhes abaixo.

Wix é a melhor plataforma de ecommerce do mercado. Como sabemos que Wix é a melhor opção de comércio eletrônico, superando outras marcas como Shopify, Nuvemshop, Loja Integrada e Squarespace? Não estamos apenas palpitando – testamos todos eles e pedimos que pessoas comuns testassem também.

Analisamos todas as áreas importantes, desde recursos e preços até facilidade de uso. Este artigo te dará a resposta definitiva e te ajudará a decidir se você deve escolher o eCommerce Wix para construir sua loja online.

wix-loja-virtual-e-bom

É fácil criar uma loja com o Wix?

Para que serve uma plataforma se você estiver com dificuldades para concluir tarefas simples em cada etapa do caminho? Adicionando produtos, processando pagamentos, customizando sua loja; nenhuma dessas coisas deveria fazer você perder o sono.

Felizmente, o Wix é conhecido por seu design de fácil compreensão para iniciantes e por utilizar processos simples. Ele usa um editor de arrastar e soltar, para que você possa simplesmente arrastar elementos como caixas de texto e vídeos para onde quiser em suas páginas.

Personalizar sua “vitrine” também é muito fácil. Wix é uma plataforma de ecommerce do tipo que você consegue pré-visualizar como a página ficará. Esse tipo de recurso a ter certeza que o site sairá do jeito que você está vendo na tela de edição.

editor-texto-wix

Se você arrastar uma caixa de texto pela tela no editor Wix, saberá precisamente onde ela aparecerá na versão ao vivo. Isso é diferente de outras plataformas, em que você precisa fazer todas as alterações no backend e ver os resultados apenas ao visualizar seu site.

A melhor parte, porém, é que você não precisa saber programar nada. O Wix ajuda você a criar um site profissional para o seu negócio, sem nem mesmo pensar no temido HTML ou CSS. 

Se você precisa de um site rápido, por que não experimentar o Wix ADI? Essa é a versão do Wix que utiliza de inteligência artificial para criar um site personalizado para você, em apenas alguns minutos. Você precisa apenas responder algumas perguntas simples, escolher os designs que mais gostar e, em seguida, editar o que quiser até que fique do jeito que você deseja.

Tem um público internacional? Sem problemas. Com o Wix Multilinguagem, você pode criar diferentes versões da mesma página em diferentes idiomas.

Depois de criar sua loja, você pode traduzir textos, imagens, links, configurações de SEO e muito mais com apenas alguns cliques. Et voila! Você terá um site multilíngue.

Por causa de todos os recursos necessários para administrar uma loja online, as plataformas de comércio eletrônico costumam ser complexas de usar e demoram um pouco para serem implementadas. Wix, no entanto, combina facilidade de uso com uma biblioteca repleta de ferramentas de comércio eletrônico, bem como uma grande capacidade de personalização.

Opinião dos usuários Wix

Um dos maiores testes que você pode fazer com uma plataforma de lojas virtuais é se ela consegue manter seus usuários satisfeitos. É por isso que nós não apenas testamos cada plataforma, mas também fazemos algumas entrevistas com usuários das plataformas para saber se realmente gostaram.

É assim que sabemos que o Wix não tem apenas boa aparência – ele deixa seus clientes felizes mesmo com muito tempo de loja. Quando questionados sobre a probabilidade de recomendar o Wix, nossos usuários pontuaram a plataforma com impressionantes 4,5 / 5 no geral!

Aqui estão algumas das coisas que os usuários Wix disseram sobre a plataforma:

“Criar categorias e adicionar produtos foi muito fácil, colocar uma variante de tamanho foi muito fácil, editar as caixas de texto e imagens para representar a marca - tudo muito fácil.”

Tales Ricardo

“A loja que criei parece muito profissional, mesmo eu sendo muito leigo. É um painel muito limpo - você pode identificar facilmente onde as coisas estão e como elas aparecerão depois de publicado. ”

Paola Charrovit

A principal coisa que os usuários elogiaram foi sobre a facilidade de usar o Wix para criar sua loja. Desde a adição de recursos de comércio eletrônico, como produtos e variações de tamanho, até a personalização da marca da loja, o Wix recebeu comentários positivos sobre seu design simples e flexível.

Alguns citaram que o nível de controle da personalização foi um obstáculo quando comparado a Shopify. No entanto, eles relataram ser possível progredir para personalizações mais exigentes após um tempo na plataforma.

No geral, nossos usuários recomendaram o Wix para pequenas empresas que desejam estabelecer uma marca forte e atraente. Ele possui uma grande variedade de ferramentas de comércio eletrônico, mas não é adequado para quem deseja criar uma grande loja de comércio eletrônico.

Os temas do Wix são bons?

Ao contrário de outras plataformas de ecommerce que possuem excelentes recursos de comércio eletrônico e design fraco, o Wix consegue juntar os dois mundos de uma forma brilhante, marcando 4/5 em nossa categoria de “flexibilidade de design”.

O Wix tem mais de 500 modelos no total, e mais de 80 podem ser encontrados na categoria “Loja Online”. Você pode até escolher um modelo em branco se quiser começar do zero – mas com designs tão profissionais quanto os do Wix, isso parece um trabalho desnecessário!

temas-wix
O Wix tem mais de 510 modelos personalizáveis, cobrindo todos os nichos que você possa imaginar.

Todos os modelos Wix são gratuitos, então você não precisa se preocupar com nenhuma taxa escondida. No entanto, se você quiser fazer uso de todos os recursos incluídos nos modelos de comércio eletrônico do Wix, você precisará estar em um plano específico de comércio eletrônico.

Para selecionar um modelo, simplesmente navegue pela seleção (por categoria ou usando o recurso de pesquisa), clique em visualizar para ver se você gosta do design, faça sua escolha e comece a editar. 

Visualizar seu modelo e ter certeza de que está contente com o design é especialmente importante com o Wix, porque você não pode mudar de modelo depois de publicar seu site. Se você quiser mudar, terá que construir um novo site e inserir seu conteúdo novamente – não é uma boa ideia. 

Todos os modelos Wix são responsivos para dispositivos móveis e vêm com um editor móvel dedicado, para que você possa garantir que seu site tenha uma ótima aparência em todos os dispositivos.

Personalização do design

 
Embora os modelos do Wix pareçam impressionantes, você obviamente ainda vai querer colocar um pouco da sua própria marca no design do seu site. Você não precisa gastar horas codificando ou aprendendo habilidades tecnológicas para fazer isso – basta adicionar imagens, excluir seções, criar novas páginas, arrastar caixas de texto para novas posições e adicionar quaisquer novos recursos que desejar, em qualquer lugar do seu site.
 
Criar sua própria marca e personalizar seu design é muito fácil com o Wix. Seu editor de arrastar e soltar significa que qualquer pessoa que clicar com o mouse pode criar uma loja online totalmente exclusiva.
 
Isso significa que as páginas de seus produtos refletirão a marca de sua empresa e tornarão seu site muito mais profissional. A personalização na página de checkout é mais limitada, mas você ainda pode adicionar o nome e o logotipo da sua empresa.
 
Se você deseja um nível ainda mais profundo de personalização, pode usar o Wix Corvid (código). Calma, calma, você não precisa ser um ninja da programação!
 
Isso pode parecer confuso, mas o Wix Corvid permite que você crie um banco de dados de informações para ajudá-lo a criar um site mais complexo, sem a complexidade de aprender novas habilidades tecnológicas – ou o custo de contratar um desenvolvedor.
 
No geral, o Wix cobre todas as áreas de um ecommerce com grande facilidade e maestria. Ele tem uma grande seleção de modelos cheios de recursos e de liberdade criativa, com ferramentas de personalização para iniciantes e usuários mais avançados. Dito isso, é válido lembrar que você não deve extrapolar na criação do seu site para que não se distancie do seu branding. 

Ferramentas e recursos da loja Wix

O Wix tem todas as ferramentas de que você precisa para fazer com que os produtos físicos e digitais saiam de suas prateleiras, com pontuação de 4,3 / 5 nesta categoria de pesquisa.

Páginas de produtos atraentes são ótimas, mas você precisa manter as coisas organizadas nos bastidores. O Wix tem uma ampla gama de recursos internos para auxiliar no processo de venda da sua loja online.

Tipos de produtos

 

Esteja você vendendo produtos artesanais ou produtos digitais, o Wix vai te ajudar. Você pode configurar sua loja para vender produtos físicos e digitais, de música a e-books e lenços tricotados à mão.

Se o seu negócio depende do agendamento de reservas ou de opção de pagamentos por tempo (semanal, mensal e etc), o Wix também tem opções para você. Você pode aceitar pagamentos para reservas por meio do aplicativo Wix Bookings.

Ao contrário de plataformas de marketplace onde você só pode vender produtos específicos, não há regras sobre os tipos de produtos que você pode vender através do Wix. 

 Apresentação dos produtos

 
Você não vai compra algo online se não parecer bom e bonito, certo? Lojas com apenas uma imagem do produto? Layout irritante ou falta da opção de zoom? 
Sem esse recursos básicos a conversão de uma loja cai drasticamente.
 
Felizmente, este é um dos principais pontos fortes do Wix. Seus modelos fornecem um design atraente e extremamente profissional, despertando automaticamente o gatilho de confiança no cliente.  
 
modelos-loja-wix
 

Não deixe seus clientes sem saber o que estão comprando. O Wix permite que você adicione até 15 imagens de produtos para cada produto que você enviar, o que deve ser mais do que suficiente para fazer seus visitantes buscarem suas carteiras.

Você também pode adicionar vídeos de produtos para realmente mostrar seus produtos e fornecer uma experiência ainda melhor ao cliente. Eles não são integrados aos modelos, mas são fáceis de adicionar à sua loja usando o editor de arrastar e soltar do Wix

Opções de pagamentos e taxas

 

O Wix oferece todos os gateways de pagamento tradicionais, incluindo PayPal, Pagseguro, Mercado Pago e outros. Existem dezenas de opções de pagamento diferentes no total, então você certamente achará o seu preferido. 

Todos os sites Wix vêm com um certificado SSL, que só precisa ser ativado para proteger seu site. SSL é o cadeadinho verde que fica no topo da barra de ferramentas. Ele siginica que o seu site criptografa as informações dos visitantes – o que o torna essencial para lojas online, pois torna seguro o processamento de pagamentos. Isso é vital para uma maior conversão de venda.

Além disso, seus clientes podem armazenar detalhes de seus cartões de crédito na seção “Minha carteira” de sua finalização da compra, tornando mais rápido e fácil para os visitantes comprarem seus produtos no futuro.

Gestão de inventário

 
O inventário do Wix não é o mais completo do mercado, mas você pode vender produtos ilimitados sem problemas e pode importar produtos em massa e suas variantes usando um arquivo CSV (Comma Separated Values) de uma planilha. Super fácil!
 

Opções de envio

 
As opções de envios do Wix são bem completas…lá no exterior. Aqui no Brasil elas deixam muto a desejar, infelizmente. A integração com o app Melhor Envio é precária e não funciona direito (dizem que estão arrumando esse problema). A notícia boa é que o Bling lançou recentemente a sua integração com o Wix
 
Certamente esse ponto é algo que o Wix deixa a desejar quando comparado a Shopify ou Nuvemshop.
 

Abandono de carrinhos

 
Com o recurso de recuperação de carrinho abandonado do Wix, você pode enviar e-mail automaticamente aos clientes que deixaram itens em seus carrinhos e saíram do site antes de finalizar a compra.
 

Venda multicanal

 
A venda multicanal é um aspecto importante da administração de um negócio de comércio eletrônico. Vender em canais sociais como Instagram, Facebook, Pinterest e Amazon é uma ótima maneira de obter exposição para sua empresa e atrair um público mais amplo.
 
O Wix oferece suporte à capacidade de venda no Instagram, ajudando a expor sua marca e produtos para seus mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos. Se você deseja vender no Facebook e Pinterest, você só precisa usar um aplicativo de terceiros, como o Ecwid, que se integra ao seu site Wix e adiciona funções extras.
 

Loja de aplicativos

 

Aqui você encontrará uma mistura de aplicativos gratuitos e pagos – alguns feitos pelo Wix, outros por terceiros – oferecendo ferramentas avançadas para adicionar ao seu site. São mais de 200 aplicativos no total, com mais de 50 na categoria “Loja Online”.
 
Usando o Wix App Market, você pode encontrar ferramentas para personalizar sua loja, adicionar chats ao vivo e cupons para envolver os clientes e até mesmo integrar com outras plataformas de comércio eletrônico.
 
Vai fazer dropshipping?
 
Infelizmente, o Wix não é a melhor opção para você. A loja de apps Wix não integra muito bem com o mercado de drop. Sugiro que você procure pela Shopify.

Planos e Preços do Wix

Com todos esses recursos, você provavelmente está se perguntando: quanto custa uma loja virtual Wix?

Existem três planos de comércio eletrônico Wix para escolher:

preço-loja-virtual-wix

Há também o plano Enterprise, a solução Wix que se destina a grandes empresas.

Em todos os planos você pode aceitar pagamentos online e não pagar nada de taxa de transação (consulte as regras).

Custo X Benefício

 
Você pode criar sua loja usando o plano gratuito do Wix, mas para realmente colocar esses recursos à prova, você precisará se inscrever em um desses três planos de comércio eletrônico. Em vez de uma avaliação gratuita, o Wix oferece uma garantia de devolução do dinheiro de 14 dias, então, se você não estiver 100% satisfeito, pode receber seu dinheiro de volta sem fazer perguntas.
 
Wix é um ótimo lugar para pequenas empresas com orçamento limitado, porque é muito mais barato do que outras plataformas de comércio eletrônico. Ele oferece recursos menos avançados do que os criadores de comércio eletrônico dedicados, mas também o torna uma opção mais econômica para pequenas empresas.

Conclusão - Wix é bom?

Wix é uma ótima opção para criar o seu primeiro ecommerce e, em seguida, levá-la para o próximo nível.

Seu criador de arrastar e soltar somado aos recursos de comércio eletrônico integrados tornam isso muito fácil para iniciantes, enquanto seu amplo mercado de apps o torna poderoso o suficiente para atingir suas metas de “loja perfeita”.

Como você deve ter visto em nossas comparações das melhores plataformas de ecommerce, o Wix é o líder no ramo.

A personalização impressionante do Wix, a variedade de recursos do site e a facilidade para iniciantes é onde ele realmente se destaca de plataformas como a Shopify. Ele também tem a grande vantagem de ter preços acessíveis para quem está começando.

Wix é a melhor plataforma de comércio eletrônico atualmente. Se você está pensando em criar seu negócio de comércio eletrônico e não tem muito conhecimento de tecnologia ou web design, o Wix é o lugar perfeito para começar.