Análise Duda 2020: O melhor criador de sites para web designers

Nossos projetos de pesquisas e análises imparciais são mantidos em parte por comissões afiliadas, sem nenhum custo extra para nossos leitores. Saber mais.

Camila Santiago <br>(autora)

Camila Santiago
(autora)

Uma pequena goiana fascinada por marketing digital desde 2013.

duda-brasil


Melhor Para Designers

4/5
5/5
3.5/5
4/5
1.5/5
4/5
Usabilidade 
Design
Funcionalidades
Suporte
Custo-benefício
Nota dos usuários

4

duda-brasil

Melhor para designers

4
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest

ÍNDICE

Vantagens e Desvantagens do Duda

Vantagens

Desvantagens

duda-brasil

O que é o Duda?

Mais de 450.000 empresas usam o construtor de sites Duda, que visa “tornar o web design um processo prazeroso” por meio de seus designs simples e criativos. Tudo que você precisa é de uma conexão com a Internet e você pode começar a criar o seu site do Duda em minutos – sem necessidade de conhecimentos técnicos.

Ele funciona fornecendo uma variedade de modelos para você escolher, os quais você edita conforme desejar, alterando o texto, adicionando imagens, criando novas páginas e até mesmo criando seus próprios widgets. Depois de personalizar seu site, basta publicá-lo online – o Duda hospeda seu site para você, então você não precisa se preocupar com custos extras ou dores de cabeça provenientes de hospedagem de sites.

O Duda pode ser usado por qualquer pessoa, mas é especialmente indicado para web designers que precisam criar vários sites rapidamente para os clientes. Na verdade, agências e freelancers são o principal público-alvo do Duda.

duda-criador-de-sites

É fácil usar o Duda?

O Duda teve uma pontuação impressionante devido a sua facilidade de uso, ficando em terceiro na classificação geral sobre facilidade de uso. Inscrever-se para um teste gratuito é rápido e fácil – você só precisa fornecer um e-mail e uma senha – o que significa que você pode começar a criar o seu site em poucos minutos.

O Duda é um construtor de arrastar e soltar, o que significa que você pode personalizar o modelo escolhido sem nenhum conhecimento de codificação. Basta clicar, arrastar, soltar e digitar para editar suas páginas até ficar satisfeito.

O editor de sites Duda ajuda você fornecendo modelos bem estruturados. Isso significa que você tem menos liberdade criativa do que com o Wix – em vez de ser capaz de colocar qualquer coisa em qualquer lugar, você só pode fazer alterações dentro das “regras” ou diretrizes do layout do modelo.

É uma liberdade criativa, mas meio limitada. Se você tentar forçar os limites do template longe demais, você começará a achar o Duda mais difícil de usar, algo que nossos usuários descobriram quando experimentaram o Duda pela primeira vez. Aqui estão as coisas boas e ruins que eles têm a dizer sobre o criador de sites Duda:

“Dá para criar um site em um dia com o Duda.”
“É uma mistura de alguns recursos muitos simples e outros muito confusos.”
“Fácil de usar, mas é bem limitado. ”

Com base em comentários como estes, fica claro que o Duda é um construtor de sites fácil de usar – contanto que você não exija demais dele!

Apesar das frustrações que nossos usuários ocasionalmente enfrentam, eles ainda marcaram Duda com uma pontuação bem interessante. Ele saiu com quatro de cinco estrelas se tratando  da satisfação do usuário, superando vários outros desenvolvedores (incluindo WordPress.com).

Os temas do Duda são bons?

Sem rodeios – o design é onde o Duda realmente se destaca. Tem 98 modelos projetados profissionalmente para escolher e, além dos exemplos prontos, há cerca de 10 em branco que você pode preencher do zero.

Não tem certeza de qual modelo escolher? Você pode filtrá-los por categoria para restringir sua escolha – existem 10 categorias para selecionar, incluindo negócios, viagens, portfólio e loja online.

templates-duda

Você pode visualizar cada modelo para ter uma visão completa antes de escolher – na verdade, Duda vai além, permitindo que você visualize o design no desktop, tablet e celular para ter certeza de que é realmente perfeito para as suas necessidades.

Todos os modelos podem ser personalizados por dispositivo, o que significa que você pode garantir que seu site sempre tenha a melhor aparência, independentemente do formato.

Todas as mudanças acontecem na tela bem na sua frente – por exemplo, você simplesmente clica e digita para editar o texto, em vez de ser levado para outra página para editar “nos bastidores”.

Editar o conteúdo pré-preenchido é super fácil, assim como adicionar novas seções, como uma galeria, depoimento ou formulário de contato. Você pode ajustar a largura das bordas e cores de fundo, substituir imagens e alterar layouts de menu, tudo com apenas alguns cliques.

O Duda oferece seções e layouts pré-preenchidos para você escolher, tornando ainda mais fácil criar um site bonito. No entanto, é mais difícil brincar com o layout real da sua página da web – enquanto o Wix permite que você arraste imagens e outros elementos para qualquer lugar, o Duda é mais restritivo.

Apesar disso, Duda teve uma pontuação alta em nossa pesquisa sobre flexibilidade de design, igualando a pontuação mais alta do Squarespace e ganhando cinco estrelas em cinco. O foco principal do Duda é o design – ele visa ajudar os usuários por meio de sua estrutura de modelo, seguindo as melhores práticas de design.

É uma boa ideia escolher um modelo que você curta e que não precise mudar muito, já que você rapidamente começará a ter problemas se tentar levar seu design longe demais do modelo pré-concebido. 

Ferramentas e recursos do Duda

O Duda vem com muitos recursos de design e maneiras de personalizar seu site, de mais de 100 estilos de fontes a um editor de fotos integrado. Ele também vem com a vantagem incomum de permitir que você crie seus próprios widgets e desenvolva uma experiência ainda mais personalizada para seus visitantes.

Por exemplo, Duda torna mais fácil acionar pop-ups, vídeos, promoções, mensagens especiais e muito mais para usuários com base em vários fatores, como localização ou número de visitas ao site.

Esta é uma forma fantástica de se conectar com seu público e aumentar o envolvimento com seu site. O Duda incentiva seus usuários a pensar fora da caixa e, ao mesmo tempo, torna tudo isso muito amigável para iniciantes.

No entanto, Duda poderia fazer mais em outras áreas – como SEO – para dar ao seu site mais poder e uma maior chance de competir com outros sites online. Vamos dar uma olhada nos recursos mais importantes do construtor…

Ecommerce

O Duda permite que você venda online? Sim! Na verdade, ele oferece a opção de adicionar ferramentas de comércio eletrônico ao plano mais barato. Isso é incomum – a maioria dos criadores de sites inclui apenas o comércio eletrônico em seus planos com preços mais elevados.

Além do aspecto do design – que inclui várias imagens de produtos, design integrado entre seu site e layouts de páginas de produtos pré-concebidos – o Duda também vem com algumas ferramentas de vendas interessantes.

Esses incluem:

  • Mais de 30 opções de pagamento (incluindo Paypal, Square e Stripe)
  • Códigos de cupom
  • Categorias de Produtos
  • Notificações de estoque
  • Downloads digitais

Isso torna o Duda uma escolha boa se você deseja vender produtos através do seu site, embora não possa competir com um construtor dedicado como a Shopify.

SEO

Otimização de mecanismos de busca foi uma área em que Duda não se deu muito bem. Ele simplesmente não oferece as mesmas ferramentas de outros construtores, como o Weebly – em vez disso, Duda se atém ao básico, incluindo:

  • SSL grátis – mas precisa ser instalado (processo de um clique)
  • Modelos responsivos que se redimensionam automaticamente para caber na tela ou dispositivo em uso
  • Otimização do Google PageSpeed
  • Títulos personalizáveis, meta descrições e URLs de página
  • O texto alternativo pode ser adicionado às imagens

Este não é um conjunto ruim de ferramentas de SEO – simplesmente não é o mais impressionante do mercado. Seu site Duda ainda será encontrado online, mas você pode achar frustrante se tiver experiência em SEO ou se tiver necessidades específicas.

Marketing

No entanto, o Duda carece de recursos básicos de marketing – incluindo uma ferramenta de boletim informativo – que é sua principal desvantagem quando se trata de aumentar o número de seguidores no seu site.

Outra desvantagem do Duda é a falta de uma app store, o que significa que você não pode adicionar funções extras ao seu site. Em vez disso, você depende dos recursos internos que vêm com seu plano – se precisar de ferramentas mais avançadas, você precisará fazer upgrade.

Planos e Preços do Duda

Você pode ter notado que as avaliações de Duda são, em geral, muito boas – mas que sua pontuação de custo-benefício é bem ruim. Isso porque o Duda é o construtor de sites mais caro que testamos até agora, com preços a partir de US $ 14 por mês (cobrados anualmente).

Existem três planos de preços para escolher, variando de $ 14 a $ 74 por mês, quando cobrado anualmente. Há também um plano empresarial para quem tem centenas de sites e precisa de um orçamento personalizado.

Não há um plano gratuito, mas o plano de US $ 22 por mês tem uma avaliação gratuita de 14 dias para você usar. Depois de testá-lo, você pode escolher qualquer plano para se inscrever.

Conclusão - Duda é bom?

Duda pode não ser o melhor criador de sites que existe, mas ainda é uma boa escolha – especialmente se você for um freelancer ou uma agência que precisa criar vários sites de forma rápida e fácil. 

Onde o Duda realmente se destaca são nos seus designs. É perfeito se você quer um site bonito e que não precise de muito recursos. 

Se você deseja total liberdade criativa ou preços baratos, este não é o construtor indicado para você. 

Se o Duda não te conquistou, ainda existem muitas alternativas. O Wix oferece total liberdade criativa em seu site, o Squarespace tem designs igualmente impressionantes, enquanto o Weebly tem planos iniciais muito mais acessíveis.

Se você ainda quer dar uma chance ao Duda, aproveite a avaliação gratuita de 14 dias para descobrir o que mais ele tem a oferecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *