O Que É O Shopify E Como Usá-lo Em 2021

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Camila Santiago <br>(autora)

Camila Santiago
(autora)

Uma pequena goiana fascinada por marketing digital desde 2013.

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ÍNDICE

Se você está começando a pesquisar por um criador de loja virtual, é provável que já tenha lido algo sobre o Shopify.

O que é o Shopify? Resumindo, é uma plataforma de vendas online com tudo incluído, com assinatura mensal. Bastante fácil de usar. Mas como o Shopify funciona? Depois de escolher seu plano de preços, você pode criar e desenvolver uma loja online para promover, vender e enviar seus produtos aos clientes.

O Shopify é popular devido ao seu imenso leque de opções e interface fácil de usar. Shopify é uma solução excelente para a maioria dos comerciantes, embora não seja perfeita. Continue lendo para obter mais informações sobre o que você recebe quando assina um plano, como usar o Shopify, quais produtos você pode vender com o Shopify e as vantagens e desvantagens dessa plataforma de ecommerce.

O Que é Shopify?


Shopify é um software baseado em nuvem que opera em um modelo de assinatura mensal; ele dá aos proprietários de pequenas empresas acesso a um painel de administração onde você pode inserir dados da loja, adicionar produtos e processar pedidos. O software é fácil de usar e vem com uma curva de aprendizado simples, para que você possa colocar sua loja online em funcionamento rapidamente.

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Como o Shopify é fácil de usar, você provavelmente não terá problemas. Se desejar um pouco mais de suporte durante o processo, confira nosso guia passo a passo do Shopify para configurar sua conta e construir sua loja.

Você poderá escolher entre uma vasta seleção de modelos de design gratuitos e pagos. Esses temas são limpos e modernos, e o Shopify oferece uma variedade de ferramentas de edição que você pode usar para fazer com que o tema escolhido se encaixe na sua marca.

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Tema DEBUT – o melhor tema gratuito da Shopify.

Além disso, uma assinatura do Shopify inclui hospedagem de sites segura e confiável para o seu site. Você não precisa se preocupar com o travamento de seu site durante o pico de tráfego ou com o invasões de transações por hackers. Com 99,98% de tempo de atividade e um certificado SSL gratuito, o Shopify tem tudo para você criar uma loja do zero. Claro, você precisará escolher o seu plano de assinatura a partir destas opções:

  • Shopify básico: com preço de US $ 29 / mês, o Shopify básico permite duas contas de funcionários, até quatro locais, acesso a mercados online e mídia social, e produtos ilimitados em sua loja online.
  • Shopify: com preço de $ 79 / mês, o plano Shopify permite cinco contas de funcionários, até cinco locais, acesso a mercados online e mídia social e produtos ilimitados.
  • Advanced Shopify: com preço de $ 299 / mês, o Advanced Shopify permite 15 contas de funcionários, até oito locais, acesso a mercados online e mídia social, e produtos ilimitados.

Confira nosso guia completo de preços do Shopify para obter mais detalhes sobre esses planos, seus recursos e muito mais.

O Shopify se orgulha de ser uma solução completa. Com uma assinatura do Shopify, você terá tudo de que precisa para começar a vender rapidamente em seu próprio site. Se precisar de ajuda, seu pagamento mensal do Shopify dá direito a um suporte ao cliente que atua 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você poderá entrar em contato com o suporte por telefone, e-mail e chat ao vivo (inglês). E você também pode usar a base de conhecimento do Shopify para resolver problemas menores por conta própria.

O Que é o Shopify Lite?

Projetado para vendedores que não querem ou precisam de uma loja online completa, o Shopify Lite é uma ferramenta de comércio eletrônico que permite adicionar um elemento de vendas a qualquer página da web. Isso inclui postagens em mídias sociais em sites como o Facebook, seu blog ou outro site existente. Por uma taxa de assinatura mensal de US $ 9, os usuários do Shopify Lite podem adicionar um “botão de compra” ou um cartão de produto embutido e finalizar a compra. Por exemplo, é uma opção usar o Shopify Lite para monetizar suas postagens no Instagram.

Mas isso não é tudo o que você ganha com uma conta Shopify Lite. Você também poderá aceitar pagamentos com cartão de crédito ou criar faturas para pedidos no atacado, por telefone ou personalizados. Você pode até usar o aplicativo de ponto de venda (POS) da Shopify para aceitar pagamentos pessoalmente usando seu dispositivo iOS ou Android. Leia nossa análise completa do Shopify Lite para obter mais informações sobre como essa assinatura pode se ajustar à sua estratégia de vendas de comércio eletrônico.

O Que é o Shopify Plus?

Grandes empresas – aquelas que faturam mais de US $ 500.000 em vendas a cada ano – podem querer ter sua loja online com o Shopify Plus. É o plano de nível empresarial do Shopify e vem com um preço de $ 2.000 por mês ou 0,25% das transações elegíveis a cada mês. Como todas as versões do Shopify, o Shopify Plus é elegante, simples e fácil de usar, embora essa versão de primeira linha venha carregada com recursos mais  complexos, como capacidade de venda ilimitada e ferramentas especiais como o Shopify Flow para automação. Ele é projetado para vendas no atacado e oferece atendimento prioritário ao cliente.

Entre em contato com o Shopify para obter informações sobre preços para o seu negócio e leia nossa análise completa do Shopify Plus para obter mais detalhes.

O Que Eu Posso Vender No Shopify?

O Shopify oferece suporte a muitos tipos diferentes de negócios de comércio eletrônico. Os usuários do Shopify podem vender produtos físicos, produtos digitais ou produtos de dropshipping. Os vendedores do Shopify geralmente usam a plataforma para comercializar uma ampla variedade de produtos como:

  • Produtos artesanais
  • Materiais de beleza
  • Bens do Lar
  • Equipamento outdoor
  • Confecções
  • Produtos digitais
  • Aulas online
  • Eventos
  • Cartões de presente
  • eBooks
  • E muito mais!

De acordo com um estudo recente, os itens de maior tendência do Shopify em 2021 são capachos, recipientes de armazenamento doméstico, toalhas de cozinha, selins para bicicletas, acessórios para dispositivos portáteis e cozinhas de brinquedo e comida de brinquedo – então, se seu negócio envolve uma dessas categorias, o Shopify é um escolha especialmente boa.

Quando se trata de vender produtos no Shopify, vale quase tudo. A única regra dura é que você não pode vender nada ilegal e os seguintes produtos são proibidos: álcool, tabaco e cigarros eletrônicos, fogos de artifício, drogas, moeda ou créditos de videogame, armas de fogo e armas.

Esta lista de produtos excluídos está sujeita a alterações; por exemplo, no ano passado, a política relativa aos produtos de CBD foi atualizada e o Shopify agora permite a venda de produtos de CBD legalmente derivados do cânhamo. Certifique-se de verificar as últimas notícias sobre restrições antes de começar a construir sua loja no Shopify.

Quais As Vantagens & Desvantagens Do Shopify?

Como tudo nessa vida, embora o Shopify seja uma excelente opção para muitos comerciantes, não é para todos. Aqui está uma breve lista dos motivos pelos quais os comerciantes escolhem o Shopify, seguida por uma lista de reclamações comuns dos clientes:

Vantagens

Fácil de usar: este é de longe o maior motivo pelo qual os comerciantes adoram o Shopify. O Shopify foi criado para o usuário médio, não para desenvolvedores qualificados. É simples adicionar produtos, criar descontos e processar pedidos. O design da plataforma é amigável e extremamente simples de editar.

Baixo custo inicial: as taxas mensais relativamente baixas do Shopify fazem com que seja uma opção atrativa. Quanto custa o Shopify, você deve estar se perguntando, não é? O plano básico custa US $ 29 / mês, e o plano de nível médio custa US $ 79 / mês.

Belos temas: os comerciantes inscritos podem escolher entre uma variedade de temas gratuitos e responsivos a dispositivos móveis. Temas premium (pagos) também estão disponíveis para comerciantes que desejam mais opções.

Bom para Dropshipping: Shopify é a plataforma de escolha de muitos dropshippers. As integrações de dropshipping do Shopify com nomes importantes como DSers e Oberlo fazer com que você aprenda como fazer dropshipping muito rápido.

Muitas opções de suporte: você pode acessar o suporte técnico a qualquer hora do dia por telefone, chat ao vivo e e-mail. Opções de autoajuda também estão disponíveis. 

Desvantagens

Funcionalidade limitada: o Shopify vem pré-carregado com quase todos os recursos de que as pequenas empresas precisam para construir uma loja online. No entanto, toda empresa tem alguns requisitos especializados, e o Shopify normalmente não tem os recursos para atender a essas necessidades específicas. É aqui que entram os complementos. Muitos comerciantes acabam precisando comprar alguns complementos para fazer o carrinho de compras funcionar da maneira que eles precisam.

Complementos caros: embora o Shopify ofereça quase todos os recursos básicos, o software carece de muitos recursos avançados. Você terá que encontrar esses recursos na forma de complementos, que não são gratuitos. O custo de adicionar apenas três add-ons pode dobrar suas taxas mensais.

Taxas de transação: embora a maioria dos carrinhos de compras tenha retirado totalmente as taxas de transação, o Shopify manteve suas taxas de 0,5% a 2,0% (dependendo do seu plano de preços). Você tem a opção de fazer com que o Shopify isente essas taxas ao aceitar pagamentos por meio do Shopify Payments. No entanto, o Shopify Payments ainda não está disponível no Brasil. 

Checkout horrível: o checkout nativo da plataforma Shopify é muito feio e consiste em várias etapas, o que diminui (muito) a conversão de compra. Para sanar isso você deve usar um checkout de terceiros. Eu recomendo fortemente o Cartx.

Como usar o Shopify para criar sua loja

Você está se perguntando como vender no Shopify? A melhor maneira de obter o máximo de sua assinatura do Shopify é explorar os pontos fortes do software. O Shopify oferece alguns módulos de recursos que você pode usar para aumentar seu poder administrativo e agilizar os processos diários.

Procurar um checkout externo

Muitas pessoas ficam doida para saber o que é Shopify, mas não param para pesquisar sobre os aplicativos que podem fazer essa poderosa plataforma de ecommerce se torna ainda mais eficiente. Um dos pontos mais legais da plataforma é que ela permite que você integre aplicativos de terceiros. Ou seja, você pode (deve) incluir um checkout externo, pois assim, além de aumentar a conversão do seu checkout, você também poderá abater a taxa que o Shopify cobra de cada transação sua.

Viu só? Essa taxa pode parecer pequena, mas no fim do mês ela faz diferença.

Use os temas do Shopify

O Shopify é muito conhecido por sua facilidade de uso e design moderno. Aqui está uma amostra dos temas do Shopify:

Em particular, sou um fã do editor de arrastar e soltar do Shopify, o “Sections”. O editor de seções permite que você edite a aparência de sua página inicial usando ferramentas de design simples de arrastar e soltar. Adoro a facilidade com que você pode reorganizar partes de sua loja. Se você quiser mais controle, o Shopify também permite que você altere a aparência do seu site através da edição do código do site.

Venda produtos digitais

O envio de produtos é uma das maiores dificuldades envolvidas nas vendas online e pode realmente reduzir os seus lucros. A venda de produtos digitais permite que você se beneficie de todas as vantagens da venda online, ao mesmo tempo que elimina uma das principais desvantagens.

Usando os recursos nativos de produto digital do Shopify, você pode vender mercadorias para download. Comercialize seus arquivos MP3, imprimíveis, vídeos e e-books. Desative o envio desses produtos e permita que os clientes baixem produtos digitais diretamente do seu site. Carregue alguns produtos para download e comece a atender os pedidos dos clientes com mais rapidez, sem gastar um centavo com frete.

Crie um blog

Manter um blog pode fazer maravilhas para sua loja online. As postagens regulares do blog não apenas aumentam suas classificações de SEO, mas também ajudam a construir a identidade da sua marca. Felizmente, o Shopify vêm com recursos de blog integrados. Você pode escrever, editar e publicar postagens de blog diretamente no painel de administração.

Para a maioria dos comerciantes, a funcionalidade de blog do Shopify funcionará perfeitamente bem, mas devo avisá-lo: como acontece com muitos dos recursos do Shopify, o blog do Shopify é bastante básico.

Se você deseja que seu blog seja o foco principal de sua loja online, o Shopify pode não ser a escolha certa. 

Seja como for, você deve começar um blog em sua loja. Vai te fazer bem.

Aproveite o suporte

Amamos as soluções SaaS, como o Shopify, por uma variedade de motivos, e um deles é o acesso imediato do cliente ao suporte técnico gratuito. Shopify é um dos líderes da indústria de comércio eletrônico quando se trata de suporte ao cliente; a empresa oferece opções de suporte em todas as áreas, incluindo suporte por telefone, suporte por e-mail, chat ao vivo, documentação escrita, tutoriais em vídeo, webinars e um fórum da comunidade.

Com tantas opções de suporte disponíveis para você, você nunca terá que fazer isso sozinho. Quando você tiver um problema, entre em contato com o suporte. Se não for uma solução muito técnica, não vai custar nada.

Aproveite a loja de apps

O Marketplace do Shopify vem com mais de 3.500 add-ons. Como o Shopify já vem de fábrica relativamente básico, você provavelmente precisará adicionar algumas integrações, como software de envio, gateways de pagamento ou software de marketing por e-mail. Mas com tantos complementos para escolher, você com certeza encontrará as extensões de que precisa. Você pode até encontrar alguns ótimos aplicativos Shopify gratuitos que irão melhorar a aparência e o funcionamento da sua loja sem custar um centavo.

Outras maneiras de aproveitar ao máximo o Shopify

Aqui estão algumas dicas finais sobre como obter o máximo de sua conta do Shopify e impulsionar seu negócio de comércio eletrônico:

Aplicativos de dropshipping: o Shopify permite a integração com vários aplicativos de dropshipping, incluindo uma opção popular chamada Oberlo. Tenho visto vários relatórios de sucesso com esses aplicativos em combinação com o Shopify.

Gerenciamento móvel: o Shopify oferece aplicativos móveis para Android e iOS que permitem gerenciar sua loja de qualquer lugar.

Integrações com os Correios: Conecte sua conta do Shopify aos maiores players de logística do país e do mundo.

Promova o Shopify nas mídias sociais: não se esqueça de integrar sua loja Shopify às suas contas de mídia social, como Facebook, Instagram e Pinterest para que seus produtos possam alcançar um público mais amplo.

Como começar a vender no Shopify com uma avaliação gratuita

Se você está pensando em usar o Shopify, dê o primeiro passo para começar e inscreva-se para o teste gratuito de 14 dias. Você não precisará inserir nenhuma informação de cartão de crédito para acessar o teste; você só precisa enviar informações de contato e responder a algumas perguntas sobre sua empresa.

Durante o teste, certifique-se de testar todos os aspectos do software da Shopify. Adicione produtos, crie campanhas de marketing, altere o design da sua vitrine e inclua um ou dois aplicativos. Certifique-se de que o Shopify possa lidar com todas as suas operações diárias. Procure quaisquer recursos avançados de que possa precisar, como pesquisa filtrada, notificações de carrinho abandonado e promoções pop-up, para que você possa ver como essas despesas adicionais caberão em seu orçamento.

Quando tiver certeza de que o Shopify é a escolha certa para você, escolha seu plano de preços apropriado e leia nosso guia passo a passo sobre como configurar uma loja Shopify e começar a vender online.

Dúvidas Frequentes – Shopify

Shopify é uma plataforma de vendas baseada em nuvem com tudo incluído com uma assinatura mensal. É fácil de usar e vem sem muita curva de aprendizado, tornando o Shopify uma excelente solução para muitos comerciantes que procuram uma maneira fácil de iniciar ou aumentar as vendas online.

A plataforma Nuvemshop é muito boa. Prém, é muito limitada em relação aos apps. Eu sugiro o Shopify.

Depende do seu bolso. Pagar em dólar não é legal, né?
Você precisa considerar a sua situação. No entanto, sempre vale a pena testar a plataforma. É grátis.

Considerações finais sobre o que é Shopify e se vale a pena

Shopify é uma excelente plataforma de loja online. Sua interface fácil de usar, modelo de preço razoável e belos temas tornam-no uma de nossas soluções favoritas de comércio eletrônico, e recomendamos frequentemente aos leitores.

Mas, como sempre, sugiro que você continue sua pesquisa antes de se comprometer com o software. Acesse nossa análise completa do Shopify para obter informações completas sobre os prós e contras da plataforma. Em seguida, inscreva-se para uma avaliação gratuita para testar o software você mesmo. Nossas análises são apenas um lugar para começar. Sua própria experiência com o software é mais valiosa do que qualquer conselho que eu possa dar. Boa sorte e boa pesquisa!

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