Shopify Vale A Apena Em 2021? | Uma Análise Completa

Nossos projetos de pesquisas e análises imparciais são mantidos em parte por comissões afiliadas, sem nenhum custo extra para nossos leitores. Saber mais.

Camila Santiago <br>(autora)

Camila Santiago
(autora)

Uma pequena goiana fascinada por marketing digital desde 2013.

shopify-logo

Melhor plataforma para lojas virtuais

4.7
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest
shopify-logo

Melhor para dropshipping

4/5
4/5
5/5
4.5/5
4/5
5/5
Usabilidade 
Design
Funcionalidades
Suporte
Custo-benefício
Nota dos usuários

4.7

ÍNDICE

Shopify é uma plataforma de comércio eletrônico popular que ajuda você a construir sua própria loja online, sem a necessidade de nenhum conhecimento técnico.

A Shopify é utilizada por mais de 1.000.000 de empresas e é uma das primeiras na nossa lista de pesquisa aprofundada, superando todos os seus concorrentes. No entanto, não é a opção perfeita para todos. É por isso que esta análise mergulha nos recursos de vendas do Shopify, facilidade de uso, preços, design, ferramentas de marketing e muito mais, para ajudá-lo a decidir se é realmente a melhor loja virtual para você.

Se você estiver com muita pressa, veja abaixo uma visão resumida das coisas mais importantes que você deve saber sobre a Shopify. Continue lendo para mais detalhes, conforme o conduzimos em uma jornada aprofundada pela plataforma … começando com a pergunta, o que realmente é a Shopify?

Vamos lá!

Uma visão geral

 

Atualizações recentes da Shopify:

A Shopfy anunciou recentemente algumas atualizações

interessantes – aqui estão apenas quatro dos destaques que achamos que você
gostaria de saber:

  1. Novo recurso de gorjeta! Os comerciantes podem ativar a gorjeta durante a finalização da compra ou personalizar o texto para pedir doações para sua empresa ou instituição de caridade favorita.
  2. Novo tema “Express” – projetado para ajudar empresas não tradicionais, como restaurantes, a criar uma loja online de forma rápida e fácil.
  3. App da loja! – Este novo aplicativo de compras pessoais permite que os clientes vejam suas lojas favoritas da Shopify, obtenham recomendações de produtos e rastreiem pedidos. Já está sendo usado por mais de 16 milhões de usuários!
  4. Saldo da ShopifyA nova conta da Shopify para pequenas empresas – pague contas, controle despesas e solicite financiamento com seu administrador da Shopify. Você também recebe um cartão Shopify, que vem com um programa de recompensas feito sob medida para as necessidades dos comerciantes. Até o momento não está disponível no Brasil.

Vantagens e Desvantagens da Shopify

Vantagens

Desvantagens

O que é Shopify?

Shopify é uma plataforma de lojas virtuais que ajuda as pessoas a criarem sua própria loja online.

É realmente tão fácil quanto parece – você não precisa de habilidades de programador, não precisa gastar muito dinheiro e não precisa contratar ninguém para tornar seu sonho realidade. Isso torna a Shopify uma maneira rápida e acessível de criar sua loja online.

Você pode começar a criar hoje!

shopify-avaliacao-gratuita

Quem pode usar a Shopify?

Qualquer pessoa pode usar a Shopify, seja você um vendedor iniciante ou uma empresa multimilionária como a GymShark (sim, GymShark é apenas um dos clientes satisfeitos da Shopify). Tudo que você precisa é uma idéia, algo para vender e uma conexão com a Internet, e você poderá ter uma loja online ao vivo em poucas horas.

Com mais de 1.200 aplicativos, recursos especializados, como controle de estoque e ferramentas de envio, e uma variedade de planos de preços, a Shopify é uma plataforma muito poderosa. Ela pode ser usada por lojas de qualquer tamanho e é extremamente escalonável.

Como o testamos? E quais foram os resultados?

Há muito entusiasmo em torno da Shopify, mas queríamos descobrir a verdade por trás do marketing.

Colocamos nossa metodologia de testes em bom uso e nos aprofundamos nos designs, ferramentas de vendas, recursos de marketing, recursos de SEO da Shopify e muito mais. Além de testá-la nós mesmos, demos um passo adiante, pedindo a especialistas que não fossem de tecnologia para experimentá-la e nos dizer o que acharam.

Analisamos todos os resultados, comparamos a Shopify com outras plataformas que testamos, analisamos seus pontos fortes e suas falhas e calculamos as pontuações para cada área-chave – tudo para que possamos fornecer as informações mais precisas e úteis sobre esta plataforma de lojas virtuais.

De imediato, podemos dizer que o Shopify se saiu extremamente bem em nossos testes, marcando 4,7 em 5 estrelas no geral.

shopify-logo

Melhor para dropshipping

4/5
4/5
5/5
4.5/5
4/5
5/5
Usabilidade 
Design
Funcionalidades
Suporte
Custo-benefício
Nota dos usuários

4.7

shopify-small-logo

Melhor plataforma para lojas virtuais

4.7
4.5/5
4.5/5
4.5/5
5/5
5/5
4.5/5
4.5/5
Usabilidade 
Flexibilidade
Canais de venda
Funcionalidades
Nota dos usuários Suporte
Custo-benefício

Na verdade, ele superou todos os seus concorrentes, por isso o recomendamos como a melhor plataforma de loja virtual do mercado. Mas, ninguém é perfeito – continue lendo nossa análise da Shopify para descobrir por que ele se saiu tão bem, onde caiu e, o mais importante, se é a escolha certa para você.

Opinião dos usuários Shopify

Entramos em contato com vários usuários da Shopify para obtermos mais opiniões sobre a plataforma.

review-shopify-cliente

Carol Mello - Proprietária da Loja Da Mamãe

“Shopify é uma plataforma completa que oferece tudo que eu preciso para gerenciamento de produtos, atualizações, preços, atendimento pós compra, comunicação com o cliente, etc.”

Enquanto conciliava um emprego de tempo integral com a vida social e a recém chegada filha, Carol descobriu que estava se desgastando com algo que não tinha mai sentido. Insatisfeita com seu trabalho de carteira assinada, ela lançou seu site baseada nas nas suas experiências como mamãe de primeira viagem chamado Loja da Mamãe, como uma maneira conveniente para mãe poderem comprar produtos que facilitem a sua vida.

Por que você escolheu o Shopify?

Mudei da Nuvemshop para a Shopify por ser uma plataforma de comércio eletrônico com mais funcionaldiades. A loja de aplicativos é fantástica!. A Shopify também  tem mais recursos e uma interface de usuário mais limpa e melhor desenvolvida. Além disso, por ser uma plataforma tão popular, ela tem muitos desenvolvedores interessados em trazer novas funcionalidades.

Qual é o seu recurso favorito da Shopify?

A loja de aplicativos deles tem uma grande variedade de aplicativos “plug and play”, o que torna muito fácil adicionar recursos da loja sem ter conhecimento de programação. Você pode usar isso para criar uma loja que concorra com marcas maiores em termos de recursos.

Existe algo que você não gosta no Shopify?

Muitos dos aplicativos da Shopify têm taxas mensais e pode ser muito fácil perder o controle de quantos aplicativos você está pagando, o que pode criar custos desnecessários.

Você recomendaria o Shopify para alguém que deseja vender online?

Sim. Apesar de ser um pouquinho mais cara, a Shopify continua sendo a líder do mercado. O dinheiro investido é facilmente recuperado. Vale a pena.

shopify-gratis

Caio Ferreira - Dropshipper

“A plataforma Shopify é realmente descomplicada e você não precisa saber codificar para fazer uma loja.”

Tendo rapidamente se entediado com seu trabalho como recepcionista, Caio decidiu começar seu próprio negócio de dropshipping. Investir em um modelo de logística que permite criar um negócio consolidado sem ter estoque é sempre uma boa opção. Caio já faz dropshipping há cerca de 3 anos, gerando uma receita muito interessante em todas as suas 4 loja Shopify. Atualmente, ele executa tutoriais para aspirantes a dropshippers e coordena uma equipe que cuida de suas marcas.

Por que você escolheu fazer dropshipping usando Shopify e Oberlo?

Eu costumava fazer dropship no Woocommerce e depois digitar o pedido e o endereço do cliente no AliExpress. Naquela época, eu não conseguia encontrar uma maneira de automatizar isso, então mudei para o Shopify.. O plugin Oberlo tornou minha vida muito mais fácil. Hoje também temos outras opções como o Dsers, Nimble etc.

Quanto tempo você demorou para criar sua loja virtual usando o Shopify?

Para minhas lojas de sucesso, levei algumas semanas para ir da teria a uma loja com produtos vencedores. Porém, o trabalho nunca termina. À medida que peguei o ritmo, minhas lojas cresceram muito rápido. Desde então, estou sempre fazendo mudanças e analisando minhas lojas junto da minha equipe para ver o que posso melhorar.

Criar uma loja virtual é muito desafiador quando você nunca fez isso antes, mas não há nada que o Google não consiga resolver.

Há algo na Shopify que você gostaria de melhorar?

Claro, toda plataforma possui pontos negativos. Eu gostaria de ver um checkout transparente de qualidade que fosse nativo da plataforma. No entanto, apesar da Shopify não ter feito isso, outras empresas fizeram. Hoje eu utilizo o Cartx e a Yampi. O mercado entrou com força nessa área. Acho que não é mais um problema…

Tem outras coisinhas também que são relacionadas com formatação de conteúdo.

 

 

shopify-woocommerce

Murilo Peixoto - Dropshipper

“Como um iniciante, a Shopify parecia ser a plataforma mais confiável e fácil de usar e tinha um preço razoável. Foi muito fácil de começar. ”

Procurando uma maneira de ganhar algum dinheiro extra, Murilo abriu seu primeiro negócio de dropshipping usando a Shopify e o Oberlo. O primeiro produto que vendeu foi uma capa de iPhone com gatos, mas hoje em dia ele vende de tudo, de óculos de sol a drones.

Quanto tempo você demorou para criar sua loja usando o Shopify?

Construí minha loja de maior sucesso em um fim de semana, mas eu fiquei ajustando ela diariamente por quase 2 anos com base no feedback dos clientes e na minha experiência.

Qual foi o seu maior sucesso desde o início do seu negócio?

Meu maior sucesso provavelmente foi fazer meu negócio crescer o suficiente para me dar a oportunidade de pagar minha meus estudos. Quando eu penso que hoje consigo viver da Internet, eu quase não acredito [risos].

Você recomendaria a Shopify para iniciantes?

Sim, tanto para iniciantes quanto para lojas grandes que queiram migrar. É a plataforma virtual com maior leque de opções. 

Acha que Shopify é a solução para você?

Aproveite e experimente a Shopify gratuitamente por 14 dias.
QUERO TESTAR

É fácil usar a Shopify?

Resposta rápida: Muito fácil de usar! Lógico que você não colocará um site no ar em cinco minutos, mas a Shopify consegue combinar poderosas ferramentas de comércio eletrônico com um editor fácil de usar. Sua interface é limpa e simples, e 88% dos nossos usuários disseram que recomendariam o Shopify a um amigo. Ainda assim, sempre recomendamos que você experimente gratuitamente antes de decidir!

A primeira coisa que você deve observar ao experimentar um criador de sites é se ele é fácil de usar, especialmente ao criar uma loja online. As plataformas de de comércio eletrônico geralmente falham em combinar potência com facilidade de uso, mas a Shopify tem se destacado nesta área crucial.

A Shopify tem uma interface limpa, clara e simples que torna a configuração da sua loja muito fácil, mesmo para iniciantes.

Não nos leve a mal – você não terá uma loja virtual em cinco minutos. Seria perfeito, mas não é a realidade. No entanto, é possível criar uma loja virtual de qualidade em 1 hora (dependendo o da quantidade de produtos que você possui).

O painel da Shopify: organizado e de facil navegação.

E não somos apenas nós que gostamos da interface da Shopify. Depois de testá-lo nós mesmos, pedimos que pessoas comuns construíssem sua própria loja usando a Shopify e pontuamos o quão fácil (ou difícil) elas achavam certas tarefas.

Os resultados foram muito positivos.

As pessoas adoraram como a Shopify ajudou durante o processo de configuração com perguntas e solicitações e acharam fácil de começar. Mas não acredite apenas na nossa palavra – aqui estão algumas citações de nossos usuários:

“Foi muito, muito fácil. Foi fácil de navegar. A Shopify vai te guiando passa a passo; Mesmo sem nenhum tutorial você já é capaz de entender tudo. ”

Em suma, foi uma excleente experiência ao criar uma loja na Shopify pela primeira vez. Eu tinha controle total sobre como e o que queria adicionar a minha loja, e tudo de maneira rápida e sem dor de cabeça.

Claro que nem todas as opiniões foram de aprovação – aqui oferecemos os dois lados da moeda, então aqui estão algumas citações de usuários que não ficaram tão impressionados com a Shopify:

“Eu acho que a Shopify poderia melhorar um pouco mais, tipo quando você está na página da loja, onde certos widgets estão meio fora do lugar. Talvez pudessem mudar algumas coisas - eu me senti sozinho e um pouco perdido. ”

“Às vezes, falta clareza para um criador de site de loja virtual para quem é iniciante. Alguns termos são muito estranhos para quem está começando. Para uma plataforma de sites tem que ser o mais clara possível."

No geral, porém, os usuários pontuaram a Shopify extremamente bem em termos de facilidade de uso – na verdade, ela saiu dos testes com um total de quatro e meio das cinco estrelas!

Analisamos várias opiniões para chegar nesse número – em média, as pessoas acharam a Shopify 21% mais fácil de usar do que o WooCommerce (o principal concorrente da Shopify) e 12% mais fácil de usar do que o Wix eCommerce, famoso por seu editor simplificado para iniciantes.

E isso não é tudo – após o teste, perguntamos aos usuários qual seria a probabilidade de eles recomendar a Shopify, e a resposta foi positiva em todos os aspectos, tendo 88% das pessoas assinalado que recomendariam a Shopify a um amigo.

A boa notícia é que a Shopify tem um teste gratuito, então você pode experimentá-la para ver se é a opção certa para você. Como mostram as citações de nossos usuários, experimentar a Shopify é a única maneira de saber se você vai gostar ou não – descubra por si mesmo se você será um fã ou hater da Shopify!

Será que você vai gostar da Shopify?

Você pode descobrir hoje com seu teste gratuito de 14 dias.
Ame ou odeie, você não terá pago um único centavo!

QUERO TESTAR

Quanto custa a Shopify?

Resposta rápida: É bastante bom, mas o custo X benefício inicial é onde a Shopify peca um pouco. Seus planos de preços são muito razoáveis, e a maioria das lojas pode ficar no plano básico por anos tranquilamente e sem perder nenhuma funcionalidade.  Outro problema para nós brasileiros é que o preço da mensalidade é cobrado em dólar.

A Shopify tem vários planos, então você pode escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades e orçamento.

Em primeiro lugar, a Shopify oferece um teste gratuito de 14 dias – você não precisa inserir nenhum detalhe de pagamento, então não há risco e nenhuma pressão para se inscrever. Você só precisa de um e-mail e pode testar a Shopify gratuitamente por duas semanas.

Planos da Shopify

Shopify Lite: $ 9 por mês – permite adicionar a funcionalidade de comércio eletrônico a uma página do Facebook ou site existente. Não é o ideal para loajs virtuais.

Shopify básico: $ 29 por mês – plano mais barato para criar sua própria loja; fornece todos os recursos para uma nova loja online. É esse o plano que 99,9% escolhe e permanece.

Shopify: $ 79 por mês – para negócios muito grandes; inclui recursos como a criação de gift-card. 

Shopify avançado: $ 299 por mês – para grandes empresas que desejam crescer; inclui relatórios avançados e taxas de envio calculadas por terceiros. 

Shopify Plus: preços personalizados – para empresas de grande porte com orçamentos elevados. Nenhum preço definido – em vez disso, você solicita um orçamento personalizado. Você pode modificar o checkout com esse plano. 

quanto-custa-shopify

Taxas de processamento de pagamentos

Se você é novo no mundo das lojas virtuais talvez ainda não saiba que todas as plataformas cobram uma porcentagem das suas vendas concretizadas. Com a Shopify não é diferente. Eles processam os pagamentos da sua loja e você paga uma parte para eles. Parece justo, não é?

No entanto, eles não processam pagamentos no Brasil. Logo, você precisa utilizar um processador de pagamentos como o Mercado Pago, Pagseguro, Ebanx ou outro. 

Eu recomendo que você utiliza o checkout da Yampi ou CartX + Mercado Pago para receber seus pagamentos. Dessa forma você irá pagar uma taxa de processamento bem menor do que com a Shopify.

Se quiser ler mais sobre essa solução é só clicar aqui.

Qual plano Shopify é o melhor?

Se você já tem um site e deseja apenas vender alguns produtos paralelamente, o Shopify Lite é o melhor lugar para começar. No entanto, se você deseja uma loja virtual que realmente faça vendas todos os dias real, comece com o plano Shopify básico por US $ 29 por mês (cerca de R$170). Levando em conta tudo o que está incluído no plano, é um preço mensal razoável!

Lembre-se de que a Shopify dá a você 14 dias para experimentar sua plataforma gratuitamente, portanto, certifique-se de usar esse prazo gratuito. 

Os temas da Shopify são bons?

Resposta rápida: Sim! Todos eles foram projetados profissionalmente, são responsíveis no celular, vêm repletos de recursos e oferecem estilos diferentes para você escolher. No entanto, existem apenas 10 temas gratuitos, o que é a principal desvantagem. Eles são fáceis de editar e possuem uma cara muito boa. Dá para vender muito bem com os temas gratuitos. Você não precisa necessariamente investir em temas pagos.

shopify-temas-gratis

Todos os temas são responsivos a dispositivos móveis, o que significa que eles serão reformatados automaticamente para caber nas telas de celulares e tablets. As pessoas têm 62% menos probabilidade de comprar de você novamente se tiverem uma experiência ruim em seu site para celular, portanto, esse recurso é de vital importância.

Os temas do Shopify são projetados profissionalmente e têm uma aparência limpa, elegante e atraente. Você pode navegar por temas por setor, de arte e fotografia a eletrônicos, móveis e muito mais. Você também pode ver por popularidade, preço ou coleção, como “minimalista”, “divertido e animado” ou “ótimo para pequenos estoques”.

Os temas vêm com estilos diferentes, então você pode escolher aquele que melhor se adapta à sua marca. Abaixo, você pode ver um exemplo de como estilos diferentes podem mudar a aparência do seu tema – essa variedade significa que você sempre encontrará o tom certo para sua marca.

Vale a pena pagar pelos temas?

Não. Os valores cobrados pelos temas são bem altos. Apesar deles serem de qualidade é melhor investir em outras opções como o Booster, Debutfiy e etc.

Se você está começando agora ou apenas quer testar a a Shopify, opte pelos temas gratuitos, pois eles são simples e muito rápidos.

VOCÊ SABIA?

A cada segundo a mais que seu site leva para carregar você perde cerca de 7% na sua taxa de conversão

melhor-tema-shopify
Tema DEBUT - o melhor tema gratuito da Shopify.

Customizando os temas Shopify

Os temas do Shopify podem parecer ótimos, mas você sempre vai querer mudar alguma coisinha. Para fazer isso, você precisará personalizar seu tema adicionando seus próprios produtos, reescrevendo texto, substituindo imagens e criando novas páginas.

A personalização ocorre em dois lugares: a personalização visual ocorre por meio da interface de edição, enquanto as edições em seus produtos são gerenciadas em seu painel.

Imagina como se você estivesse consertando um carro. A parte externa é onde você pinta, lava, alisa, lustra e dá polimento para torná-la linda. O motor é onde você conserta, substitui peças e obtém ferramentas para garantir que o carro seja potente e funcione sem problemas.

A interface de edição da sua loja Shopify é onde você cuida do design da sua loja. Aqui, você alinha suas imagens, edita texto e faz o upload do seu logotipo. O painel é onde você adiciona produtos, cria códigos de desconto, gerencia estoque muito mais. Aqui também é onde você pode alterar o seu tema se quiser redesenhar a sua loja.

Recomendamos que você comece adicionando produtos e, em seguida, edite o design da sua loja. Como a Shopify é um plataforma de loajs, seus temas giram naturalmente em torno de produtos – portanto, pode ser difícil projetar sua página sem nenhum produto para apresentar!

Landing Pages

Caso você queria criar uma landing page para um produto específico a Shopify permite que você utilize apps que cuidam desse tipo de situação. É possível criar landing pages fantásticas dentro da Shopify utilizando apps como o Pagefly (meu preferido), Shogun e outros.

Quer testar os temas da Shopify?

Os designs da Shopify deslumbraram você? Veja mais opções impressionantes na biblioteca de temas da Shopify.

Recursos de vendas da plataforma Shopify

Resposta rápida: Essa área é onde a Shopify melhor se desempenha, com 4,7 / 5 pontos nos testes. A Shopify oferece toneladas de ferramentas úteis projetadas para facilitar o funcionamento da sua loja, desde o frete até avisos para fim de estoque. Porém, apra essas funcionalidades operarem 100% elas depende bastante de aplicativos (por exemplo, venda de produtos digitais e dropshipping), então certifique-se de contabilizar que irá depender de alguns apps.

A Shopify ficou em primeiro lugar em nossa pesquisa e um dos motivos foi por possuir excelentes recursos de vendas – você não encontrará melhor nenhum criador de lojas virtuais com tantos recursos. A plataforma Shopify fornece tudo o que você precisa, desde análises e recuperação de carrinho abandonado até toneladas de gateways de pagamento e integração multicanal.

Ferramentas e recursos de vendas do Shopify

  • Apps
  • Frete
  • Dropshipping
  • Recuperação de carrinhos abandonados
  • Controle de produtos
  • Opções de pagamento
  • Integração multicanal 
  • Produtos digitais
Abordaremos todas essas opções em mais detalhes a seguir, mas como você pode ver, há muitas – então, para tornar as coisas mais fáceis, basta clicar no ícone de “+” para abrir mais detalhes sobre o tópico que desejar.

melhores-apps-shopifyA Shopify tem mais de 1.200 aplicativos em sua loja de aplicativos, tornando mais fácil customizar sua loja sempre que você precisar. Se o seu tema não inclui um recurso que você deseja, como ferramentas de marketing por e-mail, serviços de dropshipping ou área de avaliações, você pode ter certeza que vai encontrar na App Store da Shopify.

Há uma grande variedade de aplicativos gratuitos e pagos para escolher. Tenha cuidado e não saia adicionando aplicativos sem rumo, pois muitas vezes nem nos damos conta de que estamos usando muitos aplicativos, então seja sensato com suas escolhas.

Sempre leia as avaliações antes de instalar um aplicativo, para se certificar de que o aplciativo condiz com o que você busca.

Os aplicativos são uma forma fantástica de melhorar, expandir e adicionar mais potência à sua loja, sem a necessidade de conhecimentos técnicos ou muito tempo. Contanto que você certifique-se de escolher aplicativos bem avaliados e dentro do seu orçamento, a Shopify App Store vai ser um paraíso. 

configuração-entrega-shopify

A Shopify permite que você gerencie suas opções de envio, fornecendo uma ampla gama de configurações para você controlar e editar.

Por exemplo, você pode definir para onde deseja enviar, escolher os custos de envio com base no peso, valor do pedido ou localização e até mesmo imprimir etiquetas de envio. 

Se você estiver utilizando um app externo como a Yampi, é possível editar os custos de frete no próprio aplicativo deles. É muito fácil!

dropshipping-shopify

Todos os planos principais da Shopify incluem a recuperação de carrinho abandonado, o que é uma ótima notícia para sua loja. Você não precisa instalar nada ou baixar nenhum aplicativos – ele vem integrado ao seu plano.

Você pode gerenciar a recuperação dos carrinhos abandonados para extrair o máximo deste recurso valioso. Por exemplo, você pode incluir códigos de desconto para incentivar os clientes a voltar à sua loja e escolher se deseja criar emails manualmente ou configurá-los para envio automático.

A recuperação de carrinhos abandonados é um recurso essencial para qualquer loja online séria e, em média, pode reconquistar de 12 a 15% dos clientes. São muitas vendas que teriam sido perdidas sem esse recurso, portanto, vale a pena aproveitar ao máximo!

gerenciar-produtos-shopify

A Shopify possui uma gama completa de ferramentas de gerenciamento de produtos. Um dos recursos mais úteis é o gerenciamento de estoque completo, que torna mais fácil rastrear a quantidade do estoque, monitorar pedidos e atualizar suas listas de produtos.

Você pode até configurar a Shopify para rastrear seus níveis de estoque e marcar automaticamente os produtos como esgotados quando acabar!

É fácil oferecer uma infinidade de variações de produtos diferentes, como tamanho, cor, material e muito mais. Você também pode definir preços e pesos diferentes para variantes diferentes – por exemplo, colocar um frete mais cara para a variante azul ou amarela.

Quando você vende um grande número de produtos, é importante tornar o mais fácil possível para seus clientes navegarem em sua loja e encontrarem o produto que desejam. A Shopify ajuda você a fazer isso, permitindo organizar os produtos por categoria, tipo, itens em promoção, preço e muito mais.

No geral, as ferramentas de gerenciamento de produtos da Shopify vão além para facilitar a configuração de sua loja da maneira que você quiser e, em seguida, tornar o mais fácil possível para você manter o controle de seu estoque.

melhor-gateway-dropshippingIntegrar uma opção de pagamento co ma Shopify é algo muito simples, basta escolher e preencher com os dados do intermediador de pagamentos de sua preferência. Eu gosto muito de trabalhar com o Mercado Pago, pois é possível receber os valores da venda no mesmo dia.

Não se esqueça de conferir com o intermediador de pagamento de sua preferência se eles acietam a modalidade de logística dropshipping, pois nem todos aceitam.

 

Ter uma loja online é importante para qualquer negócio e ter uma integração multicanal é importante para qualquer loja online! Cerca de 48% das pessoas começam a pesquisar um produto em marketplaces como a Amazon, então divulgar suas vendas é essencial.

A integração multicanal permite que você venda em mais canais online do que apenas sua loja online. Ela expande o alcance da sua loja e cria uma base de clientes muito mais ampla. Por exemplo, com o Shopify, você pode vender produtos em marketplaces como Amazon eMercado Livre, além de canais de mídia social como Facebook e Instagram.

Isso ajuda a exibir seus produtos e significa que você pode direcionar a sua marca para onde os seus clientes mais gostam de comprar.

A Shopify permite que você venda produtos e serviços digitais por meio de sua loja online. Não só isso, mas também torna tudo mais fácil. Basta desmarcar a caixa de seleção de envio ao adicionar seu produto, pois isso mostra que você está vendendo um produto ou serviço digital.

O único problema é que você precisa instalar um aplicativo se estiver vendendo produtos digitais.

Sem instalar um aplicativo, seus clientes não conseguirão baixar o produto digital – o que não é o ideal. Felizmente, existem aplicativos (como o aplicativo Shopify Digital Downloads) que são simples e de uso gratuito.

O SEO da Shopify é bom?

Resposta rápida: Sim! A Shopify possui uma ampla gama de ferramentas de SEO que serão mais do que satisfatórias para a maioria das lojas. Ela também tem SEO específico para blog, embora suas ferramentas de blog não sejam tão impressionantes. Para e-mail marketing, você pode escolher entre ferramentas integradas ou aplicativos de terceiros.

Não faz sentido abrir uma loja online se ninguém vai vê-la. Para que seu negócio seja bem-sucedido, sua loja precisa de clientes – e muitos deles!

É aí que entra o SEO. SEO significa Search Engine Optimization, e é o processo de maximizar as chances do seu site de ser encontrado nos resultados de pesquisa do Google.

Shopify tem uma boa variedade de ferramentas de SEO à sua disposição. Ela não fornece todos os “hacks”, mas a maioria das áreas essenciais são cobertas, desde o código do cabeçalho (header) até URLs personalizados. Quando você adiciona produtos, a Shopify até mesmo apresenta as melhores práticas de SEO a serem seguidas.

O SEO é vital para que o seu site possa ser encontrado nos resultados de pesquisa, aumentando o tráfego para seu site e gerando mais vendas. No entanto, não deve ser a única maneira de gerar tráfego para a sua loja. Clique nas seções suspensas abaixo para descobrir o que mais a Shopify tem a oferecer e veja se é o suficiente para te convencer…

Então, você otimizou seu site para SEO – mas como saber se funcionou? Você precisa de ferramentas de relatórios para mostrar como as pessoas estão interagindo com seu site, o que está funcionando e o que não está. Sem ferramentas de relatório, será como dar um tiro no escuro, por isso é importante verificar isso sempre que for criar um site em alguma plataforma de lojas virtuais.

O Shopify vem com uma ferramenta de análise interna para dar a você uma visão geral do desempenho da sua loja. Isso inclui quanto sua loja ganhou em vendas, taxa de retorno de clientes e insights em tempo real.

Você também pode usar o Google Analytics em sua loja Shopify para visualizar dados mais detalhados. Você precisará criar uma conta gratuita do Google Analytics para vinculá-la à sua loja – isso permite rastrear vendas, analisar o comportamento de seus clientes e muito mais.

A única coisa que falta na Shopify quando se trata de ferramentas de relatório são análises específicas de blogs.

Se o blog é uma parte importante da estratégia de marketing de sua empresa, é benéfico ter ferramentas de relatórios personalizadas especialmente para seu blog. A Shopify não oferece isso, então, se esse é um recurso importante para você, é melhor usar o Wix ou procurar por algum aplicativo que cumpra essa função.

A Shopify oferece suporte para blogs, oferecendo uma variedade razoável de ferramentas. No entanto, esta não é sua especialidade. É muito melhor do que plataformas como Volusion, Big Cartel, GoDaddy e 3dcart para blogs, mas não tão bom quanto os criadores de ecommerce, como Wix, Weebly e Squarespace.

A Shopify oferece categorias de exibição, comentários, um feed RSS e SEO específico para blogs.

O que ela não oferece são análises de blog, funcionalidade de arquivo, bookmarking social ou recursos de pesquisa specíficos de blog.

A Shopify é, antes de mais nada, uma plataforma de vendas, então se você precisa de ferramentas poderosas de comércio eletrônico e blog razoável, é uma boa escolha. Se o blog é a essência do seu negócio, com o comércio eletrônico como um elemento secundário, a Shopify não é sua melhor opção.

A Shopify fornece mensagens de e-mail integradas, embora isso exija uma pequena personalização. A maneira mais fácil de executar campanhas de marketing por e-mail em sua loja Shopify é por meio de aplicativos de terceiros, como Seguno, Klaviyo, Campaign Monitor, Constant Contact e Privy.

Você notará que a popular ferramenta de marketing por e-mail MailChimp não está nessa lista – a Shopify costumava ter uma integração com o MailChimp, mas não deu muito certo. Você ainda pode usar o MailChimp, mas precisará conectar os dois usando um aplicativo de terceiros, como Zapier ou ShopSync.

Obviamente, a Shopify também fornece e-mails de recuperação de carrinho abandonado, que você pode personalizar e adicionar códigos de desconto como forma de atrair os clientes de volta à sua loja. Você também pode personalizar e-mails de confirmação enviados aos clientes quando eles fazem um pedido, para adicionar aquele toque pessoal.

Quer ver mais funcionalidades?

A Shopify tem uma grande variedade de ferramentas de marketing para expandir seus negócios.
QUERO TESTAR

Suporte e Segurança: Shopify é confiável?

Resposta rápida: Sim! A Shopify vem com segurança integrada, cumpre todas as regulamentações necessárias e até atualiza seu site para que você mantenha tudo funcionando com segurança. Você também pode adicionar aplicativos para maior tranquilidade, mas sempre certifique-se de criar backups regulares do seu site.

Segurança 

As lojas da Shopify são automaticamente seguras – ao contrário de plataformas como o WordPress, você não é responsável por controlar a segurança do seu site. Em vez disso, a Shopify trata da proteção contra ameaças cibernéticas, executa atualizações e atende aos requisitos de conformidade para lidar com transações online.

Isso torna sua vida como vendedor online muito mais fácil do que se você tivesse que gerenciar todas essas coisas sozinho!

Para saber mais sobre a segurança da Shopify, basta clicar nos cabeçalhos abaixo para obter uma explicação sobre cada área.

Todos os planos da Shopify incluem certificado de segurança SSL. A segurança SSL (Secure Sockets Layer) criptografa os dados que passam entre seu cliente e seu site e é vital para proteger informações confidenciais – como detalhes de pagamento – de hackers. É ofamoso cadeado verde que fica perto da barra de endereços.

Outro fator importante que mencionamos anteriormente é que a Shopify é compatível com o nível 1 do PCI DSS. Esse conjunto de siglas estranhas significa o padrão de segurança de dados do setor de cartões de crédito e foi criado para regular os padrões de segurança para o processamento de detalhes de cartões de crédito e débito.

Se tudo isso soa como um tanto de palavras estranhas demais e você não entendeu nada, tenho um resumo: sua loja é compatível com PCI, então você pode ficar tranquilo quanto a segurança dos seus clientes.

Você não precisa levantar um dedo para manter seu site seguro e protegido. A Shopify cuida de tudo para que você possa se concentrar na gestão do seu negócio. No entanto, é sempre uma boa ideia criar backups regulares do seu site, apenas para o caso de algo dar errado.

Suporte

Se você precisa de suporte, você ficará contente com a Shopify. O atendimento de é feito por meio de vários canais, para que você possa escolher o que funciona melhor para você. 

Diferente de outros criadores de lojas online, a Shopify oferece suporte com atendentes brasileiros (isso também vale para alguns apps).

Além disso, você também pode vasculhar o Centro de Ajuda da Shopify. 

Quais as melhores alternativas a Shopify?

Sabemos que cada empresa é diferente, então, para o caso de a Shopify não estiver te animando muito, reunimos uma lista das melhores alternativas a plataforma Shopify. Dê uma olhada na lista abaixo para obter mais detalhes.

melhores-alternativas-shopify

1. Nuvemshop

A Nuvemshop é uma plataforma de lojas virtuais brasileira. Não conta com tantas funcionalidades, apps e integrações como a Shopify possui. Mas, se você quer uma opção e qualidade e não gostou da Shopify, vale a pena conhecer a Nuvemshop.

2. Bigcommerce

Principal rival da Shopify mundialmente, o BigCommerce foi projetado para ajudar lojas grandes e de rápido crescimento a atingir seu potencial. O BigCommerce tem os recursos necessários para uma boa plataforma, o que significa que você não terá que depender de aplicativos como faz com a Shopify. Tem um ótimo SEO e uma poderosa solução de vendas, mas não é tão fácil de usar quanto o Shopify.
 

3. WooCommerce

Uma escolha mais técnica, WooCommerce é uma plataforma auto-hospedada em que você cria uma loja usando WordPress. Isso o torna uma opção poderosa e flexível, com melhores ferramentas para lojas complexas. Porém, é mais desafiador e menos amigável para iniciantes.

4. Wix

O Wix tem planos de comércio eletrônico com valores bem atraentes, tornando-o uma opção mais econômica. Tem algumas ferramentas de vendas excelentes e é ideal para pequenas lojas que querem crescer de forma mais lenta.

Conclusão - Vale a pena usar a Shopify?

A Shopify é plataforma de lojas virtuais que mais recomendamos – ela superou todas as outras plataformas de comércio eletrônico em nossa pesquisa e serve para todas as etapas, do iniciante ao avançado. Com uma enorme app store, uma variedade de planos de preços e um impressionante conjunto de recursos, é uma plataforma extremamente escalável.

A Shopify é o que mais se destaca em seus recursos de vendas, facilidade de uso e pontuação de satisfação do usuário, tornando-a uma ótima escolha para iniciantes e vendedores profissionais.

Lembre-se de que provavelmente você precisará contar com aplicativos para algumas funções e que isso pode aumentar seu custo mensal. Esta é a principal desvantagem da Shopify.

No geral, a Shopify ganhou o título de melhor criador de sites de comércio eletrônico do mercado. Mas só há uma maneira de saber se é a melhor escolha para você, e é experimentando você mesmo!

Faça o teste gratuito de 14 dias da Shopify e veja se você concorda com nossa conclusão. Seus sonhos de vender online estão ao seu alcance, então vá em frente e domine esse oceano azul chamado ecommerce!