Análise Squarespace 2020: Os melhores designs da internet

Nossos projetos de pesquisas e análises imparciais são mantidos em parte por comissões afiliadas, sem nenhum custo extra para nossos leitores. Saber mais.

Camila Santiago <br>(autora)

Camila Santiago
(autora)

Uma pequena goiana fascinada por marketing digital desde 2013.

Melhor Design

3.5/5
5/5
4/5
4/5
3/5
4.5/5
Usabilidade 
Design
Funcionalidades
Suporte
Custo-benefício
Nota dos usuários

4.3

squarespace-logo-tertiary-black-removebg-preview

Melhor Design

4.3
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest

ÍNDICE

Vantagens e Desvantagens do Squarespace

Vantagens

Desvantagens

squarespace-brasil

O que é Squarespace?

O Squarespace é um editor de sites projetado para ajudar as mentes criativas a criar seus próprios sites e mostrar seu trabalho, independentemente de sua capacidade técnica. A versão mais recente do Squarespace, 7.1, torna mais fácil do que nunca implementar mudanças de design em todo o site.

Para quem é o Squarespace?

O Squarespace é ótimo para fotógrafos, artistas e qualquer pessoa que adora design e deseja que seu site tenha uma aparência tão boa quanto o conteúdo que estão exibindo online. É aqui que o Squarespace se destaca, e se você não tiver imagens de alta qualidade – ou se tiver um site com muito texto – você pode ter dificuldade em aproveitar ao máximo os designs visuais do Squarespace.

Mais de 2 milhões de pessoas pagam para continuar usando o Squarespace após seu teste gratuito de 14 dias, e isso é um testemunho sólido da qualidade dos resultados que ele oferece.

O Squarespace também é o criador de site por trás de alguns projetos bem conhecidos, como o site de negócios do grande ator Keanu Reeves. Se você quiser checar o website dele é só dar um pulinho no www.archmotorcycle.com para ver como o site dele é construído utilizando o Squarespace. 

Mas não olhamos apenas para histórias de sucesso para escrever esta análise do Squarespace. Realizamos horas de pesquisa aprofundada sobre cada construtor sobre o qual escrevemos, e o Squarespace não é exceção. Colocamos até outras pessoas para usá-lo e nos dizer o que acharam, para ter certeza de que estamos fornecendo fatos que você realmente deseja saber. Em nossa pesquisa, usuários reais deram ao Squarespace uma pontuação média de 4,2 / 5, solidificando sua posição entre os principais construtores de sites.

Esta revisão irá quebrar as principais dúvidas: é fácil usar o Squarespace? Seus modelos são bons? Quais ferramentas o Squarespace possui? E o que isso vai te custar?

É fácil usar o Squarespace?

Facilidade de uso é uma das coisas mais importantes a se pensar ao escolher um editor de sites. No entanto, também é algo que pode ser facilmente esquecido em meio à emoção de tantos recursos e modelos brilhantes esperando por você.

Se você está comprando um novo micro-ondas, não quer ser atraído por muitos recursos e botões impressionantes, apenas para descobrir que não consegue descobrir como esquentar o seu jantar. O mesmo vale para construtores de sites – então, como o Squarespace funciona?

Usando o editor

O Squarespace é um construtor de sites de arrastar e soltar, mas ao contrário de outros construtores (como o Wix), você não pode simplesmente arrastar qualquer coisa para qualquer lugar. É mais baseado em seções, o que leva um pouco mais de tempo para entender, mas se torna mais fácil com o passar do tempo..

O Squarespace fornece uma interface limpa e moderna para trabalhar. É organizado e fácil de navegar, o que torna a edição rápida e fácil quando você sabe o que está fazendo. No início, pode parecer um pouco limpo demais, tornando menos óbvio onde encontrar certos recursos – leva alguns cliques para começar, mas depois disso, vira uma belezura!

squarespace-brasil

Facilidade de uso é uma das coisas mais importantes a se pensar ao escolher um editor de sites. No entanto, também é algo que pode ser facilmente esquecido em meio à emoção de tantos recursos e modelos brilhantes esperando por você.

Se você está comprando um novo micro-ondas, não quer ser atraído por muitos recursos e botões impressionantes, apenas para descobrir que não consegue descobrir como esquentar o seu jantar. O mesmo vale para construtores de sites – então, como o Squarespace funciona?

Editando sem dor de cabeça

A melhor parte é que você não precisa saber uma única linha de código. Você pode usar código se quiser, mas um dos maiores pontos fortes do Squarespace é que qualquer um pode usá-lo para criar um site profissional sem nunca se preocupar com suas habilidades de codificação.

Com o aplicativo do Squarespace, você pode até editar seu site no telefone. Publique postagens de blog, atualize seu horário comercial ou adicione uma barra de anúncios enquanto estiver fora de casa. E não se preocupe se perder a Internet – se ficar offline inesperadamente, qualquer trabalho inacabado ainda estará esperando por você quando você voltar.

Como o Squarespace se compara aos outros?

No entanto, como já dissemos, o Squarespace não é 100% amigável para iniciantes. Não é tão simples de usar como Wix ou Weebly e leva mais tempo para se acostumar. Enquanto com o Wix você pode simplesmente começar a construir, com o Squarespace, recomendamos a leitura de alguns tutoriais primeiro. Criamos um guia passo a passo para você começar. É uma boa ideia explorar o editor para se familiarizar também.

O Squarespace é mais recomendado para pessoas com paciência ou que têm alguma confiança técnica.

Satisfação dos usuários

Nossa pesquisa não significa apenas analisar dados e comparar preços. Conseguimos que pessoas comuns testassem o Squarespace e nos contassem exatamente o que acharam do editor de sites.

No geral, o Squarespace deu-se como um desafio aos nossos participantes, mas ainda assim obteve algumas pontuações impressionantes. As pessoas responderam positivamente quando pedimos feedback, com os modelos prontos e o design intuitivo do Squarespace atraindo vários elogios.

Quando os usuários foram questionados sobre a probabilidade de recomendar o Squarespace, o construtor obteve nota máxima.

Aqui estão algumas coisas que nossos usuários disseram sobre o Squarespace:

“Ele é muito intuitivo. No começo fiquei um pouquinho perdida, mas logo peguei o jeito."

KAMILLE SOUZA

“Eu diria que o tempo que o usuário dedica à compreensão de como esse editor de site funciona é fundamental antes da integração. Eu não recomendaria a ninguém o Squarespace se essa pessoas quisesse um site pronto em apenas algumas horas. Você precisa de pelo menos uma tarde para pegar o jeito do editor."

SAMUEL FERREIRA

A maioria das pessoas concordou que demoraria algum tempo para aprender a lidar com o Squarespace. No entanto, eles também concordaram que o construtor realmente se destacou no que diz respeito ao design, bem como aos recursos fornecidos nos modelos prontos.

Outro ponto levantado por nossos usuários foi que, por causa de seus modelos repletos de recursos, o Squarespace seria uma excelente escolha se você tiver uma ideia clara do que você quer do seu site.

Para quem é o Squarespace?

Como dissemos antes, o Squarespace é o melhor criador de sites para artistas, designers e qualquer pessoa que queira mostrar seu trabalho visual online (não é atoa que o Squarespace ocupa o primeiro lugar em nossa lista dos Melhores Construtores de Sites de Fotografia).

Dito isso, há também uma série de outras funções que os sites do Squarespace executam muito bem, e vamos revisar cada uma delas a seguir.

Blog

O Squarespace tem várias ferramentas integradas para apoiar os blogs. É muito eficaz se o seu blog é do tipo que possui muitas imagens – o que é conveniente, já que 32% dos profissionais de marketing dizem que as imagens são a forma mais importante de conteúdo para seus negócios.

Você pode cadastrar vários autores e contribuidores, sincronizar e compartilhar com a mídia social e usar o aplicativo de blog para gerenciar seu blog a partir de seu dispositivo móvel. Existem modelos especialmente desenvolvidos para blogs, tornando mais fácil começar um blog de sucesso!

Negócios

Existem muitos sites de pequenas empresas que usam o Squarespace – você pode ver uma seleção na página “Nosso cliente” do Squarespace. Eles cobrem uma variedade de nichos, de motos personalizadas a aulas de hip hop.

Não se engane – você certamente pode criar uma marca única e de sucesso para você usando o Squarespace.

O Squarespace oferece tudo o que você precisa para o sucesso do seu negócio. Além disso, você tem as ferramentas para tornar sua vida o mais fácil possível, incluindo campanhas por e-mail, análises integradas, funções de comércio eletrônico, ferramentas de SEO e integrações com ferramentas on-line, como G Suite e PayPal.

Ecommerce

Esteja você apenas começando a vender alguns itens ou procurando expandir seu negócio de comércio eletrônico, o Squarespace não o deixará na mão. Existem dois planos dedicados ao comércio eletrônico que vêm com muitas ferramentas úteis incluídas automaticamente, desde o gerenciamento de estoque até a recuperação de carrinho abandonado.

Demos uma olhada no desempenho do Squarespace para sites de comércio eletrônico e descobrimos que ele combinava alguns recursos realmente poderosos – como seu sistema de estoque – com seus designs impressionantes. O resultado é um construtor que pode realmente fazer seus produtos se destacarem e dar aos clientes uma ótima ideia do que estão comprando antes de clicar no botão de compra.

Se você quer criar a melhor loja da cidade, o Squarespace é a sua escolha. Mas não é apenas um design bonito – você pode vender produtos ilimitados, personalizar sua loja e enviar vídeos de produtos para envolver ainda mais os clientes e aumentar suas vendas.

Existem também a função de Point Of Sale, que é semelhante ao que o Mercado Pago faz utilizando as suas maquininhas. Porém, infelizmente não está completamente disponível aqui no Brasil. Quem sabe daqui algum tempo…

Veja o vídeo sobre o POS da Squarespace:

Uso pessoal

Como você provavelmente já percebeu, o Squarespace é ideal se você estiver criando um portfólio ou site de fotografia. Todos os seus modelos são criados por designers experientes, e você pode personalizá-los como quiser para torná-los tão únicos quanto seu trabalho.

criar-site-fotografia

Substitua imagens, altere fontes e cores, compartilhe nas redes sociais, integre-se com terceiros, como Adobe Creative Suite e Google Drive, e muito mais para construir uma marca pessoal exclusiva e estabelecer sua presença online.

O Squarespace tem modelos para todos os tipos de sites, de música a fotografia e até restaurantes. Cada um vem com centenas de ferramentas de personalização e recursos extras integrados, para que tudo que você precisar esteja ao seu alcance.

Os temas do Squarespace são bons?

Atualmente, existem duas versões diferentes do Squarespace disponíveis para uso: versão 7.0 e versão 7.1. Se você usou o Squarespace em algum momento de 2014 ao início de 2020, você estará mais familiarizado com a versão 7.0. Ambas as versões operam sob as mesmas camadas de preços, mas diferem quando se trata de modelos.

Na versão 7.0, existem diferentes “famílias” de modelos, cada uma com regras e recursos de estilo exclusivos. Você pode personalizar muito esses modelos, mas se começar a não gostar da estrutura subjacente da família de modelos escolhida, você terá que escolher um novo.

Por outro lado, todos os modelos na versão 7.1 fazem parte da mesma família de modelos – mas você tem mais liberdade de design, a ponto de não precisar trocar de família de modelos para alterar a estrutura subjacente de seu modelo. Usuários mais experientes do Squarespace irão desfrutar da personalização do design da versão 7.1, mas se o controle total do design não for uma grande prioridade para você, então você ainda pode escolher um modelo da versão 7.0.

Olhando os temas

O Squarespace não possui centenas de modelos – tem pouco mais de 60. Este parece um número muito pequeno em comparação com os mais de 500 modelos do Wix, mas o Squarespace aposta na qualidade em vez da quantidade – e tem tido um grande sucesso.

Nossos usuários não estavam apenas elogiando os modelos do Squarespace por serem bonitos – eles ficaram impressionados com a qualidade dos recursos, bem como com o design.

Com seus designs elegantes e modernos, todos os modelos do Squarespace são criados para atender aos seus padrões de “excelente design, usabilidade e desempenho”. Todos os modelos são gratuitos para visualização e edição, pois isso já está incluído em sua assinatura mensal.

templates-squarespace

Você pode navegar pelos modelos por categoria e setor, se desejar. Cada modelo vem com recursos e layouts especialmente projetados para corresponder ao setor para o qual foi criado. Embora o Squarespace ofereça muito controle criativo sobre o seu site, é útil ter um modelo mais focado no seu nicho, então é uma boa ideia escolher um que corresponda à finalidade do seu site, bem como à sua estética.

Mas se você mudar de ideia, tudo bem. Você pode trocar de modelo a qualquer momento, mesmo depois que seu site estiver no ar. O Squarespace se destaca de seus concorrentes por esse recurso flexível! Você pode até instalar vários designs para trabalhar e visualizar, tornando o processo de decisão muito mais fácil.

Além disso, todos os modelos do Squarespace são responsivos para dispositivos móveis, então você não se preocupa em perder visitantes móveis (esta é uma grande vantagem, já que 74% dos usuários são mais propensos a retornar aos sites compatíveis com dispositivos móveis!)

Customização do design

Embora o Squarespace forneça os fundamento de construção para seu site, é provável que você tenha seu próprio estilo que deseja incoporar ao site. A personalização é vital – afinal, é o que torna seu site único.

Não personalizar seu modelo seria como usar a mesma roupa que outra pessoa em uma festa. 

O Squarespace dá a você liberdade para fazer isso. Você pode personalizar suas páginas e tornar seu site totalmente único.

Os modelos do Squarespace são altamente flexíveis, o que significa que você pode facilmente torná-los a sua cara – você pode substituir imagens, adicionar e excluir seções, inserir texto e gerenciar várias páginas de uma vez.

Embora não seja um construtor puramente de arrastar e soltar, você pode arrastar certos elementos e reformatar o layout da imagem alterando as configurações de design – por exemplo, criando uma colagem ou fazendo com que as imagens se sobreponham. Se você deseja um design realmente diferente, basta trocar de template e continuar personalizando!

Atenção: use imagens de alta resolução

Uma coisa a se notar sobre o Squarespace é que ele assume que você tem fotos de alta resolução para preencher os grandes blocos de imagem que dominam a maioria de seus modelos. Isso é o que torna esses designs tão agradáveis, e se você não tiver imagens de alta qualidade para preencher os modelos, poderá ter dificuldades.

Se você não tem suas próprias fotos, o Squarespace tem uma parceria com a Getty Images, para que você possa pesquisar o que desejar no banco de imagens Alguns são gratuitos, enquanto outros são pagos.

Para aqueles de vocês com algum conhecimento de codificação, você pode ir além e usar essas habilidades para adaptar fontes, cores e planos de fundo para um estilo verdadeiramente único. O Squarespace recomenda o uso de código personalizado apenas para alterações mais cosméticas como essas, pois tentar editar o layout do seu site pode ter efeitos prejudiciais.

Mesmo sem código, você pode personalizar fontes, cores, planos de fundo, imagens, texto e títulos. Você pode adicionar páginas, gerenciar sua estrutura de menu e muito mais. O objetivo do Squarespace é ajudar as ideias criativas a terem sucesso – então, faz sentido para você ter a liberdade de expressar seu próprio estilo em seus modelos.

Ferramentas e recursos do Squarespace

A versão 7.1 do Squarespace adicionou um novo painel de design, que torna muito simples fazer alterações em todo o site. A versão 7.1 também permite adicionar seções predefinidas a qualquer página, para criar layouts personalizados de texto, imagens e mídia.

Dito isso, muitos recursos – incluindo marketing e SEO – permanecem os mesmos entre as versões 7.0 e 7.1.

Integração de mídias sociais

Em um mundo onde curtidas, tweets, seguidores e favoritos são considerados quase tão valiosos quanto a moeda real, integrar seu site às redes sociais é muito importante.
 
O Squarespace torna mais fácil compartilhar seu conteúdo, vinculando contas de mais de 20 plataformas sociais, incluindo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Sincronize com o Dropbox para ter um acesso mais rápido a coleções de fotos ou para importar conteúdo direto para o seu perfil do Instagram, Twitter e muito mais. Você pode até hospedar seu próprio podcast em seu site Squarespace e publicá-lo no Spotify e Apple Podcasts.
 
Além disso, você pode incluir feeds sociais em seu site, tornando mais fácil para os visitantes acompanharem suas atualizações.
 

SEO & Marketing

SEO significa Search Engine Optimization, e é o que faz com que seu site tenha uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa. Quando foi a última vez que você clicou na segunda página de resultados do Google? Você quer estar na primeira página, e o SEO dá ao seu site a melhor chance de chegar lá.

O Squarespace tem um bom SEO e todas as suas páginas seguem as melhores práticas de SEO. Ele fornece as ferramentas para aproveitar ao máximo o que está lá, como gerenciar seus títulos e adicionar palavras-chave e texto alternativo.

Existem tutoriais para ajudá-lo nas páginas de suporte do Squarespace, que oferecem uma introdução muito completa ao SEO. Isso pode parecer um pouco “escessivo” para iniciantes, então certifique-se de reservar algum tempo para ler tudo.

Quando se trata de marketing, você pode integrar o MailChimp ou usar a plataforma tudo-em-um do Squarespace para executar campanhas por e-mail.

tutorial-squarespace

 

Domínios

Seu nome de domínio é o endereço do site que as pessoas usam para encontrar você – por exemplo, o nosso é www.comocriarseusite.com.br. Você pode comprar um domínio do Squarespace ou conectar seu próprio domínio, se já tiver um.

Você obtém um domínio gratuito por um ano se se inscrever em um plano anual pago. Isso só é gratuito durante o primeiro ano – depois disso, seu domínio será renovado com a taxa padrão.

Segurança

Todos os domínios conectados ao Squarespace vêm com certificados SSL gratuitos.

SSL (Secure Sockets Layer) é o responsável por criptografar todas as informações inseridas por meio do seu site. Isso o torna extremamente importante para sites que processam pagamentos, como lojas online.

O Squarespace tem segurança integrada para combater malware ou bugs indesejados, e a proteção DDoS ajuda a proteger seu site contra tráfego malicioso. (DDoS é um tipo de ataque onde o seu site é inundado com tráfego para torná-lo indisponível para os usuários.)

O Squarespace não deixa você sozinho – ele tem proteção de qualidade para manter seu site seguro.

Backups

Todos nós demos aquele suspiro de alívio depois de sermos resgatados por salvamento automático (Quem nunca?). Se você sempre se esquece de pressionar Salvar, talvez seja melhor escrever um lembrete, pois o Squarespace não inclui salvamento automático em seu editor.

No entanto, o Squarespace permite que você restaure páginas excluídas e postagens de blog até 30 dias após terem sido excluídas – então não precisa entrar em pânico! O Squarespace faz cópias de backup do seu site e as armazena em servidores primários e secundários, além de armazenar arquivos em discos de armazenamento físicos e externos. 

E se você estiver editando em seu celular, não perderá seu trabalho se a internet cair. Eles realmente pensaram em tudo!

Atendimento e Suporte do Squarespace

O Squarespace vem em terceiro lugar em nossa pesquisa sobre atendimento e suporte, ganhando um 4.0 / 5. 

O suporte é feito através de canal de atendimento via e-mail e funciona 24 horas por dia.

A central de ajuda do Squarespace vem com artigos, guias e tutoriais em vídeo. Você pode até se inscrever em webinários ou participar de discussões no fórum da comunidade.

É realmente um dos centros de ajuda mais completos e confiáveis. Definitivamente recomendamos verificar lá primeiro, pois é muito provável que você encontre sua resposta sem precisar de chat ao vivo ou suporte por e-mail.

Planos e Preços do Squarespace

Você realmente recebe pelo que paga com este criador de sites – embora tenha planos mais caros do que alguns de seus concorrentes (como o Weebly), você obtém um serviço de qualidade realmente alta, mesmo em seu plano mais baixo.

preços-squarespace

 

Todos os planos anuais vêm com armazenamento e largura de banda ilimitados, um domínio personalizado gratuito e segurança SSL. Você desbloqueia recursos extras ao fazer upgrade, incluindo funções de comércio eletrônico e pop-ups promocionais.

O plano mais barato do Squarespace é o plano pessoal de US $ 12 por mês, que tem recursos de site, mas nenhuma funcionalidade de comércio eletrônico. Para uma loja online, o plano mais baixo é de US $ 26 por mês, que inclui produtos ilimitados, sem taxas de transação e muito mais.

O plano pessoal de $ 12 por mês do Squarespace oferece tudo que você precisa para criar um site simples, mas completo. Ao contrário de outros construtores que tendem a restringir os recursos em seu plano inicial, o plano pessoal do Squarespace vem com armazenamento e largura de banda ilimitados.

Se você não precisa vender on-line ou precisa de um e-mail profissional do G Suite, o plano pessoal é um ótimo lugar para começar.

O plano de negócios custa US $ 6 a mais que o plano pessoal, de US $ 18 por mês, mas vem com ainda mais recursos. Ele ainda é projetado para construir um site em vez de uma loja, mas vem com muitas funcionalidades de comércio eletrônico – venda uma quantidade ilimitada de produtos, tenha pop-ups promocionais, personalize por meio de código e muito mais.

 

Como o nome sugere, o plano de negócios é melhor para empresas! Se o seu site está crescendo e você deseja começar a vender alguns itens paralelamente, o plano de negócios tem tudo que você precisa para ter sucesso.

Squarespace para Ecommerce

O plano Basic Commerce de US $ 26 por mês é a opção mais barata para abrir uma loja online. Ele tem todos os recursos do plano de negócios, mas remove as taxas de transação e adiciona recursos extras de comércio eletrônico, incluindo gerenciamento de estoque e impressão de etiquetas via ShipStation.

O plano básico é melhor para abrir uma loja online e começar a expandir seu negócio de comércio eletrônico.

O plano Advanced Commerce é o mais caro, com US $ 40 por mês, e tem a maior quantidade de recursos. Ele oferece todos os recursos dos planos Business e Basic, além de extras tentadores, incluindo recuperação de carrinho abandonado, remessa avançada, descontos flexíveis e criação de cartão-presente.

Se o seu negócio está crescendo e precisa de recursos avançados para suportar esse crescimento, o plano Advanced é a combinação perfeita.

Conclusão - Squarespace é bom?

Nós exploramos suas ferramentas, mergulhamos em seus preços e deliramos com seus designs – mas no final, o Squarespace vale a pena?

Depois de uma análise tão profunda, podemos concluir que o Squarespace é um construtor de sites que está no topo dos melhores criadores de site, e por um bom motivo. Ele tem os melhores designs do mercado e combina esses modelos intuitivos com poderosos recursos integrados.

O Squarespace oferece todas as ferramentas de que você precisa para criar um site incrível, sem a necessidade de conhecer uma linha de código.

É o mais próximo que você chegará de um site feito por designer por uma fração do preço e oferece à sua empresa, portfólio ou loja online uma maneira única e visual de criar uma marca escalável e bonita.

Mas não é para todos. Os iniciantes podem ter dificuldade em entendê-lo, por isso é melhor para aqueles com paciência ou um pouco de confiança técnica.

No geral, recomendamos o Squarespace para quem tem um gosto maior pelo design, quer um site único e visualmente impressionante e fica feliz em dedicar um pouco de seu tempo à criação de suas páginas.

O Squarespace não é apenas um rosto bonito – seus recursos são incríveis e seu suporte e recursos de segurança não deixam a desejar em quase nada. Experimente este construtor de sites incrível e veja o que você pode criar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *